alho e beneficios
Nutrição

Benefícios do alho para sua saúde: Fique por dentro!

Rate this post

beneficios do alho

Beneficios do alho: Conheça e aproveite!

Palavras famosas do médico grego Hipócrates, chamado de pai da medicina ocidental. Na verdade, ele costumava prescrever o alho para tratar uma variedade de doenças e a medicina moderna confirmou recentemente muitos destes benefícios para a saúde.

Veja a seguir no nosso artigo e leve esse beneficio para a sua mesa e sua saúde!

Os beneficios do alho

O alho é um ingrediente popular da culinária devido ao seu cheiro forte e sabor delicioso, no entanto ao longo da história, o principal uso do alho foi para a saúde e propriedades medicinais.

Os cientistas descobriram que a maioria dos beneficios do alho é obtido quando um dente é esmagado formando os compostos de enxofre. O mais famoso deles é conhecido como Allicina que ajuda a reduzir a aterosclerose, depósitos de gordura, diminuir a pressão sanguínea como também função anti-trombótica.

Poucas calorias

O alho é altamente nutritivo e possui poucas calorias. Uma porção de 28 gramas contém em % o valor recomendado diariamente: 
 
  • 23% Manganês;  
  • 17% Vitamina B6;
  • 15% Vitamina C; 6% Selênio;
  • 0,6 gramas de Fibra,
  • cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1.

 

Um dos beneficios do alho é fortalecer o sistema imunológico e adicionar o alho na sua dieta com frequência pode ter trazer uma proteção extra para a saúde.

 

Redução da pressão arterial

Doenças cardiovasculares são os maiores vilões do mundo e a hipertensão arterial é um dos fatores mais importantes dessas doenças. Estudos descobriram que os suplementos de alho têm um impacto significativo na redução da pressão arterial, sendo necessário uma dose razoável para se obter os efeitos desejados que é equivalente a quatro dentes de alho por dia.

O alho melhora os níveis de colesterol

Auxilia na diminuição do colesterol total e LDL além de contribuir no processo de envelhecimento e radicais livres. Os efeitos combinados de redução do colesterol, pressão sanguínea e suas propriedades antioxidantes, podem reduzir o risco de doenças como o Alzheimer e a demência.

Qualidade de vida

O alho tem como beneficio melhorar a qualidade da sua saúde e a sua qualidade de vida, pois seu poder antioxidante atuante nos radicais livres atuam nas células proporcionando uma renovação, além de fortalecer o organismo contra as doenças infecciosas principalmente em idosos ou pessoas com sistemas imunológicos disfuncionais.

Reduz o cansaço

Tradicionalmente o alho era usado em culturas antigas para reduzir a fadiga e aumentar a capacidade de trabalho dos trabalhadores. Pessoas com doença cardíaca que tomaram óleo de alho por 6 semanas tiveram uma redução de 12% no pico da frequência cardíaca e melhor capacidade de exercício segundo estudo.

Comer alho pode ajudar a desintoxicar metais pesados ​​no corpo

Em altas doses, os compostos de enxofre no alho protegem os órgãos contra os danos causados pela toxicidade de metais pesados.

Em um estudo de quatro semanas em funcionários de uma fábrica de baterias de automóveis (exposição excessiva ao chumbo) descobriu que o alho reduziu os níveis de chumbo no sangue em 19%. 

Saúde dos ossos

Uma dose diária de extrato seco de alho (mais ou menos 2 gramas de alho cru) diminuiu significativamente a deficiência de estrogênio em mulheres na Menopausa, sendo assim o alho pode ser muito beneficio para a saúde dos ossos nas mulheres.

Dicas para aproveitar com Sabor e Saúde!

Fácil de incluir na dieta e delicioso, o alho complementa a maioria dos pratos salgados desde sopas a molhos. Você ainda tem a opção de encontrar os suplementos e o óleo de alho e inclui-lo em sua dieta desta maneira e aproveitar todos os beneficios do alho na sua saúde e bem estar!

No entanto, tenha em mente que há algumas desvantagens no alho como:

  • O mau hálito e possíveis alergias e intolerâncias a ele;
  • Se você tem um distúrbio de sangramento ou toma medicações que afinam o sangue e converse com seu médico antes de aumentar a ingestão de alho;
  • Uma maneira comum e saborosa de usar o alho é espremer alguns dentes de alho fresco e misturá-lo com azeite de oliva extra virgem e um pouco de sal e deixar descansar por um período antes de consumi-lo. 

Aproveitem nossas dicas!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

TOP
error: Content is protected !!