berinjelas
Nutrição e Dieta

Berinjela e Diabetes → [Conheça seus benefícios para a saúde]

Rate this post

Diabetes Mellitus é uma doença que se caracteriza pela elevação da glicose no sangue. A fama que os alimentos possuem para cura e tratamento de doenças não é de hoje e o consumo da Berinjela pode te ajudar a manter a glicose controlada. Para isso, vamos dar algumas dicas de como consumi-la aproveitando todos os benefícios que ela possui para sua saúde.

 

Berinjela e seus benefícios para a saúde

Beneficios da berinjela

A berinjela é um legume rico em antioxidantes que atuam prevenindo doenças do coração, diminuindo o colesterol, combatendo o envelhecimento precoce, emagrece, melhora a contração muscular e suas fibras solúveis favorecem quem possui a Diabetes pois em contato com a água formam uma barreira que dificulta a absorção de açúcar.

Segundo profissionais de Nutrição as fibras auxiliam na redução da Glicemia, no controle do nível de insulina e dos lipídios, alem de possuir poucas calorias e pode ser utilizada em diversas receitas.

Fonte de Cálcio, Magnésio e Potássio essenciais na manutenção dos ossos e melhora muscular, a Berinjela também atua na prevenção de diversos tipos de Câncer pelo seu potente antioxidante chamado Nasunin que estimula a formação de novos vasos e melhoria do suprimento sanguíneo no organismo.

Uma xícara ou 82 gramas de Berinjela é composta por:

  • 11% de fibras que ajudam no sistema digestivo proporcionando uma boa digestão;
  • 5,4% de Molibdênio auxiliar no metabolismo de proteínas no organismo;
  • 4,5% de Ácido Fólico que auxilia no tratamento de anemia;
  • 10% de Manganês que atua no bom desenvolvimento dos ossos;berinja e diabetes
  • 3,5% de Vitamina K ótima para a coagulação do sangue;
  • 3,5% de Cobre, bom para cicatrização;
  • 63,5% de Vitamina B ajuda a tratar o zumbido no ouvido;
  • 5,3% de Potássio que contribui para um bom funcionamento dos músculos;
  • 3,1% de Triptofano que traz a sensação de bem-estar;
  • 3% de Vitamina C bom para imunidade;
  • 2,8% de Magnésio que atua ajudando na qualidade do sono.

Como selecionar e armazenar

Escolha as berinjelas que tenham a pele lisa, fina e brilhante; a fruta deve ser pesada e firme e de preferencia sem manchas; se estiver enrugada, possui um sabor amargo.

Ao armazenar, evite cortar as berinjelas. O ideal é consumi-las o mais breve possível pois são muito sensíveis ao calor e frio extremos e tendem a estragar mais rapidamente. Na geladeira enrole em saco plastico.

 

Utilize-a com criatividade!

Como incluir este alimento no seu dia a dia? Simples! Com a facilidade dos tempos atuais, vamos te apresentar algumas opções muito uteis e fáceis de encontrar e fazer!  São elas:

– Água de Berinjela

O seu preparo é muito fácil! Você vai precisar de: 1 Berinjela média com casca cortada em rodelas e 1 litro de água potável. Deixe de molho por 12 horas e consuma durante o dia de preferencia pela manhã.

– Farinha de Berinjela

Uma ótima opção para acompanhar as refeições, a farinha de berinjela é bem versátil, podendo fazer parte de saladas, vitaminas e o que mais sua imaginação permitir! Lembre-se que a farinha é rica em fibras e o consumo de água deve ser adequado para evitar a prisão de ventre.

Como fazer: Corte em fatias 1kg de Berinjela com casca e coloque numa forma, leve ao forno em temperatura de 200°C por 2h ou até a Berinjela ficar crocante e sequinha. Após esfriar, triture num liquidificador até virar pó. Guarde num pote fechado em local arejado e ao abrigo da luz, pode colocar na geladeira se preferir.

– Berinjela em Capsula 

Indicada para quadros de Colesterol elevado e problemas no figado, é encontrada em casa de produtos naturais e farmácias.

Receitas Nutritivas para fazer em casa

berinjela para tratar diabetes

Suco de Laranja 

Ingredientes: 1 copo de água de berinjela; 1 copo de suco de laranja natural; 1 colher de sopa de aveia em flocos. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma em seguida.


Vitamina de Frutas

Ingredientes: 2 colheres de sopa de farinha de berinjela; 2 xícaras de leite desnatado; 1 banana picada; 4 ameixas sem caroço. Modo de preparo: Bata os ingredientes do liquidificador e beba em seguida. Permitido até dois copos por dia (500 ml).


Suco de Abacaxi Especial

Ingredientes: 1 copo de água de berinjela; 1 fatia de abacaxi picada; 1 colher de sopa de linhaça moída. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes do liquidificador e beba em seguida.


 

 

Fonte

  • http://www.medicalnewstoday.com/articles/279359.php
  • http://anamaria.uol.com.br/noticias/bem-estar-e-saude/beneficios-da-berinjela.phtml#.W8KV0WhKjIU
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Beringela

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *